sábado, 30 de março de 2013

Semana Santa: momentos de religiosidade

Na Quinta-feira Santa, os cristãos são chamados ao Tríduo Pascal, ou seja, aos três dias de preparação para a grande festa do Cristianismo – que é a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. "O Senhor - desejoso de proporcionar aos homens a Sua presença no meio deles até o fim dos tempos - antes de voltar à casa do Pai, instituiu a Eucaristia."


 (Crochê feito pelas mãos de Maria Dulce Goulart Cerqueira Braga)


Dentre os lajenses   que estiveram na cidade de Laje do Muriaé, Telma e Wanderley residentes em Macaé-RJ estiveram presentes participando da Semana Santa na comunidade.


Ao final da missa aconteceu a desnudação do altar . O rito tem a finalidade de tirar da igreja todas as manifestações de alegria e de festa, como manifestação de um grande e respeitoso silêncio pela Paixão e Morte de Jesus.


 Momentos de fé dos católicos lajenses na Matriz Nossa Senhora da Piedade na cidade de Laje do Muriaé-RJ. Igreja cheia participando da Santa Missa na quinta-feira , 28 de março. Na Quinta-feira Santa, destacamos dois grandes acontecimentos: a Missa dos Santos Óleos (óleo do Crisma, dos catecúmenos e dos enfermos) e a Cerimônia de Lava-pés.


 Cânticos e hinos muito bem escolhidos, que enaltecendo a espirutualidade divina, tocaram profundamente a fé dos cristãos presentes.


A espiritualidade que preencheu a alma  fortalecendo a fé dos cristãos com a Santa Missa foi celebrada pelo Padre Elenio.


O sacerdote, assistido por dois ministros, lavou o pé direito de 12 jovens da comunidade, à imitação e em celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia. 







"Muito além da liturgia católica, o lava pés foi o evento que marcou a insistência do Senhor Jesus em um dos assuntos mais importantes do seu ministério: O papel dos cristãos e da igreja. O serviço. A humildade. O colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo."

É claro que Jesus está nos pedindo acima de tudo para termos certas atitudes para com os outros. Não é apenas uma questão de lavar os pés. O lava-pés é um sinal e um símbolo. Jesus nos pede que ajamos sempre com um coração humilde e cheio de amor em relação aos outros. Mas ao mesmo tempo Jesus insiste na importância de lavarmos e tocarmos os pés uns dos outros."

Nenhum comentário:

Postar um comentário